domingo, 25 de outubro de 2009

Pressuposições da Programação Neurolinguistica

A Programação Neurolinguística (PNL) é definida como sendo a ciência e a arte de eliciar a excelência do ser humano.
Ela surgiu na década de setenta com Richard Bandler, um expert em computação e lógica, que na época estudava psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e John Grinder que era professor de linguística na mesma universidade.
Partiram do princípio lógico de que, se alguém é capaz de fazer algo com excelência, ao modelarmos cada ação da pessoa poderemos obter o mesmo resultado. E assim, decidiram, a princípio, modelar o comportamento terapêutico de três celebridades do campo psíquico; Fritz Perls, um famoso psicoterapeuta criador da Gestalt, Virginia Satir, excelente terapeuta familiar, e Milton Erickson, hipnoterapeuta reconhecido pela rapidez com que alcançava seus resultados.
Ao modelar esses três profissionais, perceberam que para agir como eles, precisariam também descobrir como eles pensavam.
Inicialmente, reconheceram padrões comuns de linguagem entre eles. Surgiu daí o primeiro livro de PNL, "A Estrutura da Magia".
Depois, perceberam que era possível programar (na verdade, reprogramar) o cérebro, para que se pudessem obter comportamentos mais adequados ou variados frente a determinadas situações. Daí o nome Programação (remodelagem), Neuro (do sistema nervoso), Linguística (usando a linguagem).
Ou seja, a PNL trata da experiência humana subjetiva, como nosso cérebro administra as informações colhidas do mundo externo.
Diante disso, apresentaram certas pressuposições que regem a PNL. Compreender, simplesmente, essas pressuposições e incorporá-las ao seu sistema de crenças já é suficiente para entender parte do comportamento humano. Essa compreensão, o ajudará a compreender e aceitar seus comportamentos e o  das pessoas que o cercam.


Pressuposições Básicas
  1. Mapa não é território.
  2. Cada um faz o melhor que pode, considerando o contexto e os recursos que possui no momento.
  3. Todo comportamento tem uma intenção positiva, mesmo àqueles que julgamos inadequados e "condenados" socialmente.
  4. Não existem erros, apenas resultados.
  5. As pessoas tem, ou potencialmente tem, todos os recursos que necessitam para agir efetivamente.
  6. Mente e corpo formam um sistema único.
  7. Se você não está obtendo o resultado desejado, dê flexibilidade à sua ação.
  8. O estresse gera energia positiva que pode ser aproveitada.
  9. Se você continuar a fazer as coisas exatamente como sempre fez, continuará a obter exatamente os mesmos resultados.
  10. Todo comportamento foi útil no contexto onde foi criado.
  11. O responsável pela comunicação é o comunicador.
  12. A comunicação é avaliada pelo resultado que ela produz.
Continuarei a falar sobre a PNL para que a conheça melhor e veja o quanto é importante se conscientizar do que faz internamente para tomar suas decisões. Esse processo de conscientização poderá mudar a sua vida e o levará a alcançar o que desejar. Meu objetivo é fazer com que você "desligue" o seu "piloto automático" e comece a entender que é responsável por tudo o que acontece em sua vida. Por enquanto, estude essas pressuposições, as incorpore no seu sistema de avaliação e perceba como elas podem se enquadrar a você e às pessoas que o cercam. Com carinho, Marcelo.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito legal adquirir conhecimentos nessa área marcelo...So através do conhecimento de tudo que nos cerca é que de fato conseguiremos conhecer o próximo e assim encontrar nele um pouco de nós....Parabens pelo seu Blog...Muito Legal!

Marcelo Ponce Sirqueira disse...

Obrigado Lu pelo seu carinho e disposição em me dar um retorno sobre o blog. Fico feliz que esteja gostando. Com carinho, Marcelo.

Unknown disse...

Marcelo!....
Continue sendo esta pessoa maravilhosa que vc é:
Gostaria de te parabenizar pelo seu blog...está cada vez mais interressante...As matérias são fantasticas, está ultia postagem então está ótima Adoro ler, sempre tiro proveito de suas palavras...
Com carinho da mary

Marcelo Ponce Sirqueira disse...

Obrigado Mari pelo comentário. Fico feliz em saber que o pouco que estou fazendo está contribuindo de alguma forma para o seu crescimento pessoal. Esse é o principal objetivo deste serviço. Um grande beijo.